MENSAGEM DO DIA
31 de Agosto
MENSAGEM DO DIA - 31 de Agosto
Escolha de lugares
Evangelho - Lucas 14,1.7-14
Na liturgia de hoje, na primeira leitura, do livro do Eclesiástico (também conhecido como Sirácida) é um convite à humildade verdadeira diante de Deus e dos homens, onde é frequentemente associada ao ensinamento de Jesus sobre escolher os últimos lugares e servir com simplicidade.
No salmo responsorial temos, « Derramastes lá do alto uma chuva generosa / e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; / e ali vosso rebanho encontrou sua morada; / com carinho preparastes essa terra para o pobre. »
Na segunda leitura, que costuma ser proclamada na liturgia para destacar a diferença entre a Antiga e a Nova Aliança, somos convidados a reconhecer a graça da Nova Aliança, que nos permite estar próximos de Deus sem medo, por meio de Jesus. Somos chamados a viver com alegria, fé e reverência, conscientes da santidade do que nos foi dado. A presença de Deus agora é acessível, mas continua exigindo pureza de coração e vida santa.
No Evangelho, temos uma belíssima lição de humildade e generosidade, somos convidados a viver a humildade como estilo de vida, não como estratégia, também nos chama à caridade gratuita, que não busca reconhecimento, mas expressa o amor de Deus. Este Evangelho é um convite à conversão, deixemos de buscar os “primeiros lugares” e abrir espaço para os esquecidos.
Na certeza que Deus nos ama, nosso Domingo será de paz e gratidão.