MENSAGEM DO DIA
16 de Novembro
MENSAGEM DO DIA - 16 de Novembro
A ruína de Jerusalém e o fim dos tempos
Evangelho - Lucas 21,5-19
Na liturgia de hoje, na primeira leitura, somos convidados a olhar para o futuro com esperança, mas também com responsabilidade. O dia do Senhor virá, e ele será luz para os que vivem na verdade. Que nossa vida seja uma preparação constante, marcada pela oração, pela caridade e pela fidelidade ao Evangelho. Que o “sol da justiça” brilhe em nosso coração todos os dias. Seus raios trazem cura, libertação e vida nova. Quem caminha com Cristo não teme o juízo, pois vive na luz.
No salmo responsorial temos, « Exultem na presença do Senhor, pois ele vem, / vem julgar a terra inteira. / Julgará o universo com justiça / e as nações com equidade. »
Na segunda leitura, São Paulo começa lembrando aos tessalonicenses que ele e seus companheiros não viveram como peso para ninguém, mas trabalharam com esforço para não serem um fardo. Isso mostra que o apóstolo não apenas pregava com palavras, mas com o testemunho da própria vida. O verdadeiro evangelizador é aquele que vive o que anuncia. Que São Paulo nos ensine a viver com coerência, a trabalhar com alegria e a servir com generosidade. E que nossa vida cotidiana seja um reflexo da fé que professamos.
No Evangelho, temos uma das passagens mais impactantes sobre o fim dos tempos, mas também uma poderosa catequese sobre perseverança, confiança e fidelidade a Deus. Jesus fala de guerras, terremotos, fomes e perseguições. Não para nos amedrontar, mas para nos preparar. Ele quer que estejamos vigilantes e firmes na fé, mesmo quando tudo parecer desmoronar. Esses sinais são como dores de parto: anunciam algo novo que está por vir, o Reino definitivo de Deus. A salvação não é fruto de um momento, mas de uma vida inteira de fidelidade. Perseverar é continuar amando, crendo, esperando, mesmo quando tudo parece contrário. É manter os olhos fixos em Cristo, mesmo em meio às tempestades.
Na certeza de que somos fiéis a Jesus, nosso Domingo será livramento.
