MENSAGEM DO DIA
13 de Abril
MENSAGEM DO DIA - 13 de Abril
Entrada em Jerusalém
Evangelho – Lucas 19,28-40 / Lucas 23,1-49
Na abertura da Semana Santa, a entrada de Jesus na cidade santa constitui o ponto alto da sua subida à cidade de Jerusalém. Lá já se encontrava uma multidão, Judeus provenientes de todos os lugares, peregrinos da Diáspora, e os “tementes de Deus”, estrangeiros ainda não circuncidados; o vozerio era enorme e muitos, que tinham ouvido falar dele, queriam vê-lo. Interrogações e incertezas vinham à mente dos Apóstolos, que recordavam as palavras do Mestre, preparando-os para sua morte. Porém, aquele momento, deliberadamente, organizado por Jesus, que caminhava à frente da procissão dos “Ramos”, dava-lhes ocasião de confirmar ser Ele o Messias, ao menos, o Rei do reino iminente. Mesmo extasiados diante de sua glória, eles não deixavam de reconhecer a humildade de servo sofredor, manifestada na escolha de sua montaria, um simples asno, alusão ao texto de Zacarias (9,9s), símbolo de humildade e de paz. Evidencia-se o triunfo da misericórdia divina, mais do que a justiça.
Na liturgia de hoje, na primeira leitura, vemos o profeta Isaías profetizando sobre o Messias, sobre Jesus.
No salmo responsorial temos, « Anunciarei o vosso nome a meus irmãos / e no meio da assembleia hei de louvar-vos! / Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores, † glorificai-o, descendentes de Jacó, / e respeitai-o, toda a raça de Israel! »
No Evangelho, vemos todo o sofrimento de Jesus, a traição de Judas, a negação de Pedro, as falsas acusações dos fariseus e doutores da lei, o flagelo, a crucificação de Jesus, e tudo isso foi por causa dos nossos pecados. Ele levou as nossas enfermidades e pecados sobre si.
Na certeza que Deus está conosco, nosso Domingo de Ramos será de profundo respeito e reflexão.
Quaresma, do latim quadragésima, nome dado ao primeiro domingo da Quaresma,
por ser o quadragésimo dia antes de Sexta-feira Santa