Socialize conosco:

2ª etapa: Postulantado na Palavra de Deus

O postulantado é um período de primeiro contato com a Palavra de Deus então faremos uma leitura da Bíblia usando o método da jornada diária.

Jornada Diária

Viver a Palavra de Deus significa fazê-la funcionar para fins práticos.

Usando este versículo bíblico iremos de acordo com ele aprender a fazer o nosso estudo bíblico, usaremos cores diferentes para cada um dos tópicos.

 

II Tm 3, 16-17

“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra”.

 

 

Responder a estas ações acelera o processo de nosso conhecimento fazendo-nos semelhantes a Cristo. O poder e as atitudes de Deus nos capacitam à medida que respondemos a sua palavra.

1ª. SABER (= ENSINAR) - o primeiro ponto com respeito a utilidade das Escrituras é aprender o que se deve saber: doutrina. Somente a Bíblia nos dá uma perspectiva verdadeira e equilibrada da vida. É possível ter uma doutrina correta e viver erradamente, mas não se pode viver corretamente tendo uma doutrina equivocada.

À medida que lemos a Bíblia, o Espírito Santo fala através dela para identificarmos áreas em nossas vidas que temos perspectivas erradas de como Deus enxerga.

Ex: 1 Pd 1, 15-16

“A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: sede santos, porque eu sou santo”.

 

Quando descobrimos que Deus é santo e nos quer santos como ele, diante desta doutrina podemos nos perguntar. Sou santo em minhas ações? O Espírito Santo nos tocará para levar-nos a confessar alguma atitude ou conduta que não vem de Deus.

 

2ª ADVERTÊNCIA (=REPREENDER) - O que se deve deixar de fazer. Como uma buzina de automóvel, a luz vermelha de um semáforo, Deus também nos ordena: “Não faças”.

As Escrituras nos advertem do perigo eminente.

A conseqüência de cruzar uma luz vermelha é desastrosa.

 

3ª MUDANÇA (=CORRIGIR) - Nossa vida também necessita de correção constante e contínua que vem da Palavra de Deus. Há “ventos” e “tormentas” na vida que tratam de desviarmos de nosso curso rumo ao céu. Somos influenciados por ventos culturais, ventos sociais, de amigos, familiares, etc. Então o “radar” de Deus é a Escritura que nos convence amorosamente da necessidade de mudança na direção correta.

 

4ª INSTRUIR (= FORMAR) - Como colocar em prática o que aprendemos e começar a fazê-lo.

 

Depois de anotar este quatro tópicos que são dinâmicos que transformam a vida.

Iremos nos perguntar também:

 

Qual a mensagem que Deus tem para mim no dia de hoje?

 

Como posso hoje colocar isso em prática?

 

Pela leitura da Palavra de Deus, somos pessoalmente dirigidos e abençoados, repreendidos e confortados, advertidos, corrigidos e orientados. É uma narrativa aonde você se encontra e se descobre nesta história, pois ela é pessoal.

As escrituras nos formam como pessoas e não nos informam situações, esta é a grande diferença naqueles que se deixam moldar por Deus.

 

Orientações para um bom estudo bíblico:

  • Após acessar o site do Padre Marcelo para ler o estudo do dia, imprima o estudo diariamente, ou anote em um caderno para se fazer um fichário dos estudos regularmente;

 

  • Leia a Bíblia todos os dias;
  • Tenha um horário certo e marque a duração que queira ter;

 

  • Tenha um lugar para você meditar e entrar na presença de Deus;

 

 

  • Tenha caneta e lápis de cor na mão para colorir a Bíblia com cores diferentes de acordo com o que preferir senão quiser usar o esquema acima;
  • Faça tudo em espírito de oração.

 

 

Primeiramente vamos ler passagens da Bíblia diariamente até completarmos a leitura integral, sem nos deter em tantas explicações e sim em ter um conhecimento da palavra, um primeiro contato com a Bíblia, não desanime senão entender algumas passagens, leia e deixa Deus falar de acordo com a Jornada diária que vai nos ajudar para o próximo passo. É que nem na escola aprendemos a ler mais ainda não temos facilidade e entendimento de tudo, porém temos que passar por várias fases para entender melhor, ler e compreender melhor as passagens.

Estaremos juntos nesta aventura, fique firme. Deus te abençoe.