Socialize conosco:

Dom Fernando Antônio Figueiredo


Curas ao redor de Genesaré

Texto Bíblico: “...” Marcos 6,53-56

Uma vez mais, Jesus encontra-se na região da Galileia, mais precisamente, em Genesaré, vasta faixa de terra fértil, situada na planície de Genesar, na margem ocidental do lago do mesmo nome. Além da multiplicação dos pães e do fato de caminhar sobre as ondas do mar, Ele realiza aí muitos outros milagres. Admirado, o povo o considera mais do que um simples taumaturgo e, maravilhado com os seus ensinamentos, compara-o a Moisés, que com autoridade falava ao povo, no deserto. À mente de todos, surge a questão: não é ele o Messias? O milagre provoca curiosidade e espanto. O povo vê-se diante do inaudito e do estupendo, manifestações do milagre, que os encanta e os inebria, deixando, no entanto, na penumbra, o essencial. S. Agostinho observa: “O milagre é, principalmente, sinal da presença atuante de Deus em nossa história”.

No milagre revela-se a singular filiação divina de Jesus, Filho Unigênito de Deus Pai. Por isso, ao realizar um milagre, Jesus impõe, previamente, uma condição: ter fé, confiar em Deus e colocar-se totalmente em suas mãos. Sinal da ação divina, o milagre atesta o imenso amor de Deus, presente no mistério da Encarnação do seu Filho e manifestado, em plenitude, em sua Morte e Ressurreição. No entanto, urge purificar nosso coração e nossa mente, lançando fora, diz S. Agostinho, “a areia dos olhos, pois, para ver a luz, é necessário primeiramente limpá-los”.

Manifestada no milagre, a graça divina anuncia um Deus que quer nos abraçar como seus filhos, o que supõe compreender a experiência de Jesus em sua relação com o Pai, relação que não se equivale a nada conhecido por alguém, a não ser que se coloque na dependência de Cristo e da fé, que Ele desperta em nós. Portanto, o aspecto extraordinário não é essencial ao milagre, mas sim a fé que nos comunica essa filiação literalmente divinizante, e isso, por ser Jesus – friso enfaticamente - o Filho de Deus no pleno sentido da palavra: desde toda eternidade. No Filho Jesus tornamo-nos filhos de Deus. Então, a esperança envolve nossa alma e nos remete, no Filho, à experiência de nossa própria ressurreição, momento escatológico, em que conheceremos Deus como Ele sempre nos conheceu. Essa experiência, momento sublime e único, assegura-nos a possibilidade miraculosa de nossa filiação divina, na participação da generosidade do “ágape”, amor que não apenas se dá totalmente, mas que dá a nós a graça de viver como Aquele que nos ama. Se o milagre atesta a presença de Deus entre nós, o encontro com o Senhor confirma, na fé, ser Ele o “Filho de Deus”, e ser Ele aquele que, realmente, pelo Espírito Santo, nos permite comunicar aos outros essa experiência de filhos de Deus.

Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM