MOSTEIRO DA PALAVRA

PREFÁCIO DO MOSTEIRO

A fé vem pelo ouvir,
e o ouvir pela Palavra de Deus

Prefácio

Neste tempo de tantas confusões de religião, doutrinas, seitas, filosofias, em que a mídia nos mostra e nos oferece valores anticristãos, devemos nos equipar com a Palavra de Deus, precisamos lavar a nossa mente com a água certa, a Palavra de Deus e deixar que ela nos forme.

Atualmente não basta um conhecimento superficial da Bíblia, e necessário um conhecimento sólido e profundo da Palavra de Deus.

Vai ser preciso que a Palavra de Deus esteja gravada na nossa mente e no nosso coração. Vai ser preciso que ela seja assimilada e se torne carne de nossa carne. Se a Palavra for assimilada em nossa vida, pelo método de ler/estudar/meditar (decorar versículos), nada nem ninguém conseguirá retirá-la de nós. Podem até fazer lavagem cerebral, mas a Palavra de Deus estará guardada no nosso coração. Nenhum método de controle de mente será capaz de retirá-la ou de atingi-la, porque ela não estará na mente, ela estará armazenada no que a Bíblia chama de coração, estará guardada em nosso espírito. E ninguém vai poder roubá-la.

Mas veja bem, não é qualquer coisa que vai fazer a Palavra ficar gravada e assimilada assim. Serão precisos esforço e tenacidade. Será necessário treinamento. Mais do que “fazer a cabeça”, será um “fazer o coração”. Isso requer Graça de Deus.

E é neste esforço que temos a certeza da eficácia do estudo da Palavra de Deus, que é uma arma poderosa.

Depois de ler a Palavra de Deus/ estudar/ decorar por último irá aprender a ruminar a Palavra de Deus, que é pensar nele em nosso dia a dia.

 

O que o Estudo bíblico fará por você?

  1. Ela nos tornará cristãos mais fortes – existe somente um modo para se crescer e fortalecer espiritualmente – é lendo e estudando a Palavra de Deus;
  2. Ela nos dará certeza de salvação – os cristãos precisam tê-las gravadas no lóbulo frontal do cérebro. E foi para isto que a Bíblia foi escrita. O cristão que tem uma certeza sólida de que é filho(a) de Deus, que Ele é o seu Pai celestial, possui as bases para viver uma vida emocional sadia. Se alguém deseja a certeza da salvação, então deve começar a estudar a Palavra de Deus regularmente;
  3. Ela nos dará confiança e poder na oração – “Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito” Jo 15, 7. Isto significa que o estudo bíblico nos concede poder na oração, pois, ao estudarmos sua Palavra, ficamos mais familiarizados com a vontade de Deus e conseqüentemente aprendemos a orar;
  4. A purificação dos pecados – a Palavra de Deus tem um efeito purificador sobre o cristão. “Vós, já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”. Jo 15,3. “Santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade” Jo 17,17.
  5. Ela nos dará alegria – é a Palavra de Deus que põe alegria no coração, não importam as circunstâncias;
  6. Produzirá paz – a paz não é automática, ela é conseqüência de estudarmos e preenchermos nossa mente da Palavra de Deus;
  7. Ela nos orientará nas decisões da vida – a vida é cheia de situações em que temos de tomar decisões. “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para os meus caminhos” Sl 118,105. Ninguém pode guardar o que nunca ouviu. Mas, quando saturamos a mente todos os dias com a Palavra de Deus, ela iluminará os caminhos escuros do futuro com a orientação divina;
  8. Ela nos capacitará a testemunhar a nossa fé – para responder temos que nos preparar por meio da leitura e estudo diário da Palavra de Deus;
  9. Será uma garantia de sucesso- “Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas.
    Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores”.Js 1, 5. 7-9.
    A meditação diária da Palavra de Deus produz o sucesso que todos almejam e esta vitória provém de nos alimentarmos diariamente às nossas mentes com a Palavra de Deus.

 

A instrução bíblica por si só não resulta em soluções instantâneas dos problemas. Por mais confiável que seja o ensino ou quão talentoso o professor, a declaração da verdade não proporciona a remoção das dificuldades.

Pense nas Escrituras como um mapa absolutamente exato (um GPS). O mapa lhe diz como chegar a um determinado destino. Mas o fato de apenas olhar um mapa não irá transportá-lo automaticamente ao Arizona, à Inglaterra ou ao Peru.

Para chegar a esses lugares, você terá de se esforçar, pagar o preço da passagem, arranjar tempo para a viagem e permanecer nela até chegar ao destino.

O mesmo acontece na vida cristã. O mapa de Deus é confiável e esta disponível. Ele também é claro e direto. Não há, porém, nenhum artifício em suas páginas que envie automaticamente o leitor ao seu destino por meio de um tapete mágico.

Para isso deve-se ter o sinal de maturidade, que consiste em praticar o que se ouve. Mediante a prática você amadurece. Devemos crescer no Senhor e não envelhecer no Senhor.

 

Maturidade é um processo de “osmose espiritual”. Ouvimos e absorvemos a verdade bíblica e depois permitimos que a verdade bíblica penetre em nossa vida interior, bem lá no fundo, onde as atitudes são formadas e as decisões feitas.

A seguir, à medida que surgem circunstâncias que requeiram uma reação sobrenatural, o Espírito Santo interior que habita em nós, possui munição suficiente para nos dar estabilidade e poder para enfrentá-las. Isso funciona em todo tipo de experiências difíceis.

Quando aparecem irritações, obedeça a Deus e pratique a sua Palavra ao lidar com elas. No caso de tentações, aplique princípios da Escritura que o ajudem a superá-las vitoriosamente. Se forem pecados da carne, aplique as verdades que aprendeu. Quando experimenta toda essa aplicação, você se torna sábio e mais amadurecido.

“Perseverança, tu és uma jóia preciosa”, é absolutamente essencial que nos alimentemos da Palavra de Deus com regularidade, a fim de nos mantermos revigorados e cheios do Espírito Santo. A autodisciplina é a chave do segredo para se obter o sucesso.

Um bom artesão sempre utiliza boas ferramentas. Queremos equipá-los com boas ferramentas usando bons livros sobre a Palavra de Deus e a própria Bíblia.

 

“Creio firmemente que todos nós somos aquilo que lemos”.

ANÚNCIE AQUI!

O valor de publicidade é revertido para manutenção do santuário.

Leia, pratique e grandes transformações acontecerão na sua vida
PEDIDO DE ORAÇÃO
CREIA, E SERÁS ATENDIDO

Banner Google ADS

300 x 200

O valor de publicidade é revertido para manutenção do santuário.

CRUCIFIXO VIRTUAL
TE LOUVAREI, E NÃO IMPORTAM AS CIRCUNSTÂNCIAS
CARTÃO VIRTUAL
ENVIE PARA QUEM VOCÊ AMA NOSSAS MENSAGENS EDIFICANTES
CARAVANAS
DIVULGUE SUA CARAVANA PARA O SANTUÁRIO EM NOSSO PORTAL