MOSTEIRO DA PALAVRA

ASPIRANTANDO - A HISTÓRIA DA PALAVRA

A fé vem pelo ouvir,
e o ouvir pela Palavra de Deus

A HISTÓRIA DA PALAVRA...

“Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição. Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas tem o cordão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, a pessoa de Deus se torna perfeita, capacitada para toda boa obra”. II Tm 3, 12.14-17

 

 

Introdução

Data: ____/_____/______.

China, 2046

Dentro de um porão, dezenas de pessoas estavam amontoadas para assistir a missa de Padre Lázaro acompanhado de sua irmã, eles já há muitos anos viajavam pregando a Palavra de Deus e trazendo muitos para Cristo Jesus. Pela primeira vez estavam na China, sabendo do perigo que os aguardavam, muitos cristãos perderam suas vidas ao tentar levar Cristo para os chineses quando novamente depois de alguns anos de semi abertura política, houve outro novo fechamento no regime marxista e bem mais rigoroso em relação à religião.

Cristãos católicos e protestantes e até judeus não eram bem vindos neste país, principalmente na ofensiva dos líderes chineses de destruir a todos os seguidores do Deus verdadeiro e era proibido ter a Bíblia, foi sobre esta temática que Padre Lázaro pautou sua homilia:

“Queridos irmãos e irmãs chineses, não podemos continuar apoiando-nos na sabedoria dos homens. Por mais boa vontade que as pessoas tenham, a sabedoria delas nunca terá a força e a eficácia da Palavra de Deus. Nós, filhos e filhas de Deus somos convidados a ter acesso à Sua Palavra, a buscá-la, nós mesmos, diretamente na Bíblia. Os homens que estudam, filhos de Deus como nós, poderão ajudar-nos a entendê-la melhor. Assim como um irmão mais velho e experimentado ensina o mais novo. Mas nada e ninguém substitui a Palavra de Deus, colhida por nós, diretamente da Bíblia. Ela precisa estar em nossas mãos. Sim, a Bíblia foi escrita para você. A Palavra de Deus irá se esclarecendo por si mesma. A Palavra explica a Palavra. Portanto, quanto mais a conhecemos, mais a entendemos. Basta aplicar-se a ouvir, dia após dia a palavra do Pai contida nas Escrituras.

Eu e minha irmã trouxemos do Brasil, várias Bíblias em mandarim para vocês lerem são pequenas e fáceis de esconderem para não serem presos, por isso eu insisto em dizer, leiam, leiam, leiam a Palavra de Deus e deixem que ela seja a sua companhia de todos os momentos e experimentarão uma nova e valiosa vida em vocês.

 

1ª Devemos ler as Escrituras

Mesmo que no começo seja difícil, o simples fato de ler vai preparando a nossa alma para receber a cada dia a Vontade de Deus;

É como preparar um terreno para que dê frutos, quando lemos a Palavra estamos permitindo que Jesus prepare a nossa vida para que ela dê muitos frutos para Deus.

Já que vocês chineses gostam de histórias vou contar uma de um monge e seu discípulo:

O cesto e a água

Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou:

-Mestre, porque devemos ler e decorar a Bíblia se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? Somos obrigados a constantemente decorar de novo o que já esquecemos.

O mestre não respondeu imediatamente ao seu discípulo.

Ele ficou olhando para o horizonte e depois ordenou ao discípulo:

-Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui.

O discípulo olhou para o cesto, que estava bem sujo, e achou muito estranha a ordem do mestre. Mas, mesmo assim, obedeceu.

Pegou o cesto sujo, desceu os 100 degraus da escadaria até o riacho passando por um jardim, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e, quando chegou até o mestre, já não restava nada.

O mestre, então, perguntou:

-Então, meu filho, o que você aprendeu?

O discípulo olhou para o cesto vazio e disse:

-Aprendi que cesto de junco não segura água.

O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo.

Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou:

-Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu?

O discípulo novamente respondeu com sarcasmo:

-Cesto furado não segura água.

O mestre, então, continuou, ordenando que o discípulo repetisse a tarefa.

Depois da décima vez, o discípulo estava exausto de tanto descer e subir as escadarias.

Porém, quando o mestre perguntou de novo:

-Então, meu filho, o que você aprendeu?

O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado:

-O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante acabou por lavá-lo e ele ficou limpinho.

O mestre, por fim, concluiu:

-Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia. O que importa, na verdade, é que através deste processo a sua mente e o seu coração se mantêm vivos e purificados, e perceba que no lugar aonde foram caindo às águas surgiram plantas novas e viçosas. Quantas vezes estamos com a mente preocupada com os problemas e nos esquecemos de Deus, com certeza se evangelizarmos com amor ao próximo, nossa mente se purificará, e se encherá de amor e paz e ao mesmo tempo a nossa vida irá naturalmente fecundando também o que está ao nosso redor.

 

Percebemos que ao lermos a Bíblia, as Palavras de Deus vai nos lavando e nos tocando. Nenhuma Palavra que sai da boca de Deus volta vazia.

 

“Assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” Is 55, 11 

 

2ª Devemos estudar as Escrituras

Sabemos que as pessoas que trabalham em banco e lidam com o dinheiro, vezes por outras, acabam se deparando com notas falsas.les sabem que aquelas notas são falsas?

Pelo simples fato de estarem tão habituados a mexer com notas verdadeiras que quando pegam uma nota falsa percebem o “erro”, pela sua textura, cor, etc... Assim também nós cristãos quando estudamos a Palavra de Deus e estamos familiarizados com Ela, quando chegar uma falsa doutrina, idéias, fábulas em nossos ouvidos, já perceberemos que se trata de algo errado.

 

3ª Meditar as Escrituras

Para mim a melhor maneira de meditar as Escrituras é ir decorando algumas passagens bíblicas.

Decorar= gravar no coração

Decorar vem da palavra “cor/cordis”, que em latim quer dizer coração: decorar, portanto, é guardar no coração. E todos nós precisamos trazer as Palavras de Deus bem guardadas no coração. Assim, na hora em que for preciso, poderemos tirar do tesouro do nosso coração as verdades de Deus. Não se assuste. Você não irá decorar toda a Bíblia. Serão apenas algumas passagens mais importantes e que farão toda a diferença em sua caminhada.

Quando estava na escola lembro que eu tinha uma professora de História Antiga (Egípcios, Grécia, Babilônia, etc.) que era extremamente querida pelos alunos, quando ela ensinava parecia que aos nossos olhos estávamos vendo a cena ao vivo, tal modo pelo qual ela ensinava. Porém suas provas eram extensas, no mínimo era uma folha de almaço e antes da prova como todo bom “brasileiro”, eu sempre estudava na véspera, então eu tinha um método de aprendizagem que naquela matéria me ajudava: Eu pegava o livro de história, fazia um resumo das coisas que eu via que ela tinha ensinado e passava mais ou menos 2 a 3 horas fazendo o resumo e depois de terminado, me fechava no quarto em silêncio, lia todo o meu resumo duas vezes de modo integral, depois ia repassando tópico por tópico, lia um tópico novo e relia o anterior, até que acabava lendo todo o resumo. Feito isso geralmente por já estar tarde, ia dormir, e ao acordar tinha a sensação de não mais me lembrar de nada, ao chegar na escola relia mais uma vez o resumo (e continuava com aquela sensação que todo aluno tem que esqueceu tudo), porém na hora da prova, quando ela ditava as perguntas ou dava a folha mimeografada, rezava, e depois ia lendo as perguntas e na hora de responder, eu escrevia, escrevia, escrevia... Depois percebi que tinha me lembrado de tudo o que estudei e ia muito bem na prova.

Assim também quando lemos as Palavras de Deus, parece que não conseguimos num primeiro momento decorá-las, mais aos poucos, perseverando e com aplicação de nossa parte, tenho a certeza que quando você precisar ou se deparar com algo que esteja enfrentando: a Palavra de Deus que você decorou (meditou) irá saltar ante aos teus olhos, no seu coração sem mesmo você imaginar, é instantâneo.

 

“Pois o que o homem semeia ele colherá” (Gl 6, 7b)

Se você semeia guardar os seus mandamentos e decorar a sua Palavra, quando na hora da angústia, perseguição, tentação, tristeza é a Palavra de Deus que será o teu sustento e auxílio.

 

“Eu mesmo vos darei uma linguagem e uma sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer” (Lc 21,15)

 

Espero que esta homilia seja um instrumento simples, porém eficaz de vocês lerem, estudarem e meditarem na Palavra de Deus que levará a cada um ter uma intimidade com Deus. E muito mais do que ter informações intelectuais, vocês terão formação de primeira na Palavra de Deus que vem pela graça do Espírito Santo de Deus.

E bom sabermos que os sofrimentos que vocês passam muitos irmãos nossos no Antigo Testamento e no Novo testamento tiveram que enfrentar, vocês verão que os heróis e personagens bíblicos foram de carne e osso e enfrentaram diversos tipos de dificuldades e pela vivência da Palavra e na intimidade com Deus superaram todos os obstáculos, que eles possam ser exemplos para vocês imitarem neste tempo em que estão vivendo aqui na China.

Então para terminar esta homilia, nunca esqueçamos que este estudo visa unicamente ser um meio de encontro pessoal com o autor da vida que quer ser íntimo de nós e que quer que o acolhamos e vivamos a sua Palavra na íntegra, e para que isso aconteça verdadeiramente só quando estivermos mergulhados, encharcados e plenificados de sua Palavra ativamente em nós, poderemos testemunhá-lo de um modo mais eficaz. Pois só na medida em que eu entendo, acolho a Sua Verdade em mim, sua Palavra se torna uma conosco e assim passamos a viver, exalar e a ser um com a Sua Palavra ser um com Ele.

Em tempo de guerra, é necessário ser guerreiro, e o guerreiro precisa saber usar suas armas, pois do contrário é alvejado pelo inimigo. Sem esse conhecimento, ele corre risco e põe em perigo toda a sua tropa.

A Bíblia é um verdadeiro alimento para a alma.

Como o Espírito Santo é o autor da Bíblia, e como é ele quem nos transmite a mensagem divina, pela inspiração, na hora que lemos, ele nunca nos levará a aplicar uma passagem de sua Palavra que seja contrária à sua vontade ou que esteja em conflito com seu significado original.

A leitura devocional proporciona a cada crente a inspiração espiritual de que precisa para o viver diário, a qual deverá estar sempre baseada na verdade revelada na Bíblia.

Por fim, tenha um propósito eterno em sua vida: Ler a Palavra de Deus quando tem vontade e quando não tiver vontade, leia até quanto tiver vontade.

Não abra exceções NUNCA, haja o que houver.

Tudo o que precisamos saber a respeito de Deus está na Bíblia. Tudo que precisamos saber para crescer espiritualmente e nos tornarmos fortes encontra-se na Palavra de Deus.

 

Rezemos: Jesus que a Bíblia faça parte de nossas vidas. Ela tem que se tornar carne da nossa carne e ossos dos meus ossos. Nós a comeremos, mastigaremos, digeriremos, ruminaremos, assimilaremos a Palavra de Deus como um alimento. Hoje a Palavra de Deus, a Bíblia será o sangue que corre nas nossas veias.

 

Pe. Lázaro após o término da missa continuou num momento de oração de cura com sua irmã e muitos foram tocados pelo Senhor e se entregaram de coração a salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo querendo ser batizados. Assim foi marcado para o dia seguinte mais um dia de oração ao entardecer e antes de saírem ganharam folhas da Bíblia pequena (pois não podiam andar com a Palavra de Deus inteira então cada um pegava folhas e trocavam entre si depois) guardando na sola do sapato para que a polícia ou outros não a vissem para não entregá-los a polícia.

O Padre e sua irmã foram levados por um casal que iria hospedá-los e durante o percurso foram conversando:

-Lázaro, você não está sentindo nada de estranho? Perguntou Martha.

-Eu estou com o coração apertado, não sei bem o que isto significa, por quê? Falou Lázaro.

 

-Estou com uma grande angústia, como se algo fosse acontecer conosco, pode ser apenas o medo e por saber das perseguições que os chineses estão fazendo conosco, mais fazia tempo em que eu não sentia tamanha angústia, Lázaro.

 

-Vamos rezar irmã, se chegar a nossa hora estaremos prontos.

Neste momento o carro do casal foi interceptado por dois carros da polícia e o padre e a sua irmã foram retirados a força e jogados no carro da polícia, após mais ou menos trinta minutos andando de carro, pararam em frente de uma fortaleza como numa prisão antiga e levados para dentro. Retiraram todos os pertences, anel, relógios, Bíblias, enfim ficaram apenas com a roupa do corpo e levados para uma cela completamente escura e silenciosa.

Ambos abraçados sentaram no chão, pois não conseguiam enxergar nada e começaram a rezar.

-Martha, se lembra quanto tudo começou? Como começou a nossa vontade de pregar a Palavra? Se lembra daquela viagem? Falou Pe. Lázaro.

-Jamais esqueci aquela viagem irmão, para mim todo o Amor que tenho pela Palavra de Deus veio daquele encontro com a “Palavra”... Respondeu Martha.

Ambos se calaram e começaram a relembrar em seus pensamentos aquela época. 

 

LIÇÃO DE CASA

O que ficou mais marcante para você nesta introdução?
 

 

 
Qual a moral que você tirou da história do cesto e a água?
 

 

 
 
Qual é sua relação com a Bíblia? Você já leu inteira?
 

 

 
 
Você aceita fazer uma caminhada para aprender, ler, conhecer a Palavra de Deus mais a fundo?
 

 

 

 

ANÚNCIE AQUI!

O valor de publicidade é revertido para manutenção do santuário.

Leia, pratique e grandes transformações acontecerão na sua vida
PEDIDO DE ORAÇÃO
CREIA, E SERÁS ATENDIDO

Banner Google ADS

300 x 200

O valor de publicidade é revertido para manutenção do santuário.

CRUCIFIXO VIRTUAL
TE LOUVAREI, E NÃO IMPORTAM AS CIRCUNSTÂNCIAS
CARTÃO VIRTUAL
ENVIE PARA QUEM VOCÊ AMA NOSSAS MENSAGENS EDIFICANTES
CARAVANAS
DIVULGUE SUA CARAVANA PARA O SANTUÁRIO EM NOSSO PORTAL