MOSTEIRO DA PALAVRA

JUNIORADO

A fé vem pelo ouvir,
e o ouvir pela Palavra de Deus

Juniorado Esboço

O Juniorado é uma fase de estudo da Palavra de Deus em que você já leu a Bíblia inteira e quer entrar em contato mais prolongado com as Escrituras usando para mim o melhor método de estudo que se chama Diário Espiritual, anos pesquiso diferentes estudos bíblicos e posso te dizer com certeza este é o melhor método que existe, porque além da leitura e de responder as perguntas você usa a lectio divina que é além de ler meditar e orar em cima da Palavra lida.

Espero que faça esta etapa e seja um amante da Palavra estamos quase terminando os passos para se tornar “Um monje uma monja” na Palavra de Deus, o principal é perseverar.

Alguns tópicos tomei como base o Livro “Como estudar a Bíblia Sozinho- Tim LaHaye se quiser ler fique a vontade, colocaremos alguns tópicos que são importantes para este estudo, quem usa este método é a Canção Nova também.

Esta etapa é diferente exigirá de você um pouco mais de tempo e cometimento, porque irei indicar duas bíblias que você poderá escolher porque são duas bíblias de mais fácil entendimento no Brasil, são cristãs mais muito boas eu já li as duas e posso dizer que só lendo você consegue entender. Mas é lógico que você pode usar a Bíblia que você tem aqui só é uma sugestão, e os 7 livros a mais na Bíblia católica se escolher estas duas você lê em sua Bíblia mesmo.

Antigamente era chamada A BÍBLIA VIVA mas hoje se chama NOVA BÍBLIA VIVA (EDITORA MUNDO CRISTÃO) é uma bíblia barata principalmente se comprar brochura. Dica se procurar esta Bíblia no google verá que tem até menos de 10 reais, e tem até a versão online para quem tem tablet ou e-reader (leitor digital). Eu li esta Bíblia em Três Meses de tão simples que é, parece até um romance. OBS: Tem várias tipos de capas, um exemplo abaixo:

Para quem não pode comprar este endereço é a http://www.bibliaemail.com/pt/pviva/biblia/form_leitura.bmBíblia Viva online

A outra Bíblia que indico é A MENSAGEM (EDITORA VIDA) traduzida pelo Eugene Peterson, procurei o preço é mais salgado a mais em conta é a versão capa dura, mas esta tradução é muito boa bem simples também de se entender. OBS: Tem outra capas.

Então nesta fase de estudo o Juniorado você terá que escolher uma das duas Bíblias e pelo menos ler 6 capítulos por dia, se ler 6 capítulos por dia terminará de ler a Bíblia em 6 meses, se você for como eu tenho certeza que em três meses terminará de ler a Bíblia porque a tradução é tão simples que deixa o texto as vezes difícil fácil de entender.

Estou fazendo isso porque é muito importante ler a Bíblia rapidamente para se ter uma visão total da Palavra de Deus quando se faz isso sua leitura a próxima vez mais meditada ganha um entendimento melhor, e para a próxima etapa isso será muito importante.

Depois disso terminando de ler uma destas duas Bíblias você irá passar para a Formação Permanente que é um método fácil de se usar que já tentei outros métodos e para mim é o que mais me toca e faz diferença em meu estudo bíblico.

Boa leitura, qualquer dúvida entre contato conosco no email do site do Mosteiro da Palavra estaremos à disposição para esclarecer dúvidas.

Deus te abençoe.

Bom estudo.

Primeiramente para explicar o que iremos fazer usaremos
O Segredo de Maria

Trabalhe e reze. Fique em silêncio,
reze, ame e reze. Escute e reze.
Não discuta, não queira ter razão: cale-se.
Não julgue, não condene: ame.
Não olhe, não queira saber: abandone-se.
Não arrazoe, não entre na profundidade
dos problemas: creia.
Não se agite, não procure fazer: reze.
Não se inquiete, não se preocupe: tenha fé.
Quando você fala, Deus se cala
e você diz coisas equivocadas.
Quando discute, Deus é esquecido e você peca.
Quando você argumenta, Deus é humilhado
e você pensa em coisas vãs.
Quando você se apura, Deus é distanciado
e você tropeça e cai.
Quando você se agita, Deus é lançado fora
e você fica na obscuridade.
Quando você julga o irmão, Deus é crucificado
e você se julga a si mesmo.
Quando você condena o irmão, Deus morre
e você se condena a si mesmo.
Quando desobedece, Deus fica distante e você morre.

 

São as palavras de Nossa Senhora nas aparições de Medjugorje e ela pede a vivência das Cinco pedrinhas e é isto que iremos fazer no juniorado:

  1. Rosário- o Rosário são partes importantes da Bíblia meditado, devemos ter o hábito de rezarmos um mistério todos os dias, cada dia tem um mistério: Gozoso, Luminoso, Doloroso e Glorioso.
  2. Eucaristia- devemos ter a graça de todos os domingos comungarmos;
  3. Bíblia- aqui faremos o estudo bíblico e quero ir além. A leitura de bons livros também é muito importante vivendo o silêncio de Maria podemos concluir então: Ler é um bom investimento. O hábito de ler é algo muito saudável. Leva a pessoa ao exercício da razão, da reflexão e do conhecimento. Aí sim paramos de julgar os outros e lendo começamos a descobrir outros horizontes e entrar no auto – conhecimento. Ler significa pensar, imaginar situações, propor soluções, aprender com quem sabe, viver a cena e sair da rotina. Não há nada melhor do que descansar sob a sombra de uma boa leitura.

Ler é tão importante, que o simples ato, em diversas situações ganhou espaço nos textos da bíblia. Há diversas citações onde a simples leitura foi à causa ou desfecho de uma grande história. Quando Deus fez aliança com seu povo, ordenou Moisés que escrevesse todas as palavras em livro próprio, que veio a ser o livro da aliança. A leitura deste livro se tornou fundamental para o relacionamento entre Deus, seu povo e toda a humanidade.

Ler é tão bom, que até quando se lê sem compreender o sentido, pode-se obter o melhor resultado. Havia um homem muito importante, superintendente das riquezas de Candace, rainha dos etíopes, ele viajava por uma estrada rumo a Jerusalém, lendo o profeta Isaías. Porém, nada compreendia, graças a presença de Felipe, enviado por Deus, este homem descobriu na leitura que fazia a solução de seu problema. Assim seguiu, cheio de alegria. Ler é dar oportunidade a Deus para atuar em nossa vida.

Então, vivendo esta oração de Maria que se silencia diante dos inúmeros rumores que nos circundam, que a leitura possa ser a nossa companhia no silêncio e com a Palavra de Deus e na leitura de bons livros possamos ter nossa vida transformada. Porque inúmeros santos e pessoas tiveram a sua vida transformada depois da leitura de um bom livro.

  1. Jejum- muito mais que fazer jejum de comida devemos jejuar em palavras e atos;
  2. Confissão mensal- muito importante também.

Explicação de como anotar a Leitura diária no Diário Espiritual-

Vamos fazer juntos o diário espiritual Exemplo-

É um treinamento. Quero ajudar você a fazer o seu diário. Porque não basta ler: o trabalho com a Bíblia se completa com o Diário Espiritual. As pessoas em geral têm preguiça de escrever e acham até estranho fazê-lo. Por que é preciso escrever? Não basta ler? Eu digo a você: não basta ler. A receita é escrever.

Como a palavra diz, trata-se de um diário. A gente lê todos os dias e faz o diário todos os dias.

Comece hoje mesmo:

Use o diário do dia. Ele vai servir exclusivamente para o seu Diário Espiritual. No alto esta a leitura que deverá ser feita no dia.

A primeira coisa que você vai anotar, todos os dias, são as promessas de Deus que você encontrou na leitura. É muito importante anotar as promessas de Deus. Ele as cumpre. São promessas de Deus e não dos homens. É por isso também que é bom ler e riscar: fica mais fácil encontrar as promessas contidas nos trechos lidos.

Se você reparou bem, no final do capítulo 1, o versículo 9 diz: "Se reconhecermos os nossos pecados, Deus aí está, fiel e justo, para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade". É ou não uma promessa? E que promessa! Deus aí está, fiel e justo para nos perdoar os pecados. Basta-nos cumprir uma única condição: reconhecer os nossos pecados. Uma condição muito simples não é?

Vamos agora anotar. Escreva no seu caderno: Promessa. Agora copie o trecho e ponha a citação: 1 Jo 1,9.

Veja então o início do capítulo 2: não é uma promessa? "Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo." É uma importantíssima promessa: podemos ter a certeza de que, se pecarmos, teremos um intercessor junto ao Pai, e esse intercessor é Jesus, o justo. A promessa continua no versículo 2: "Ele é a expiação dos nossos pecados, e não somente pelos, mas também pelos de todo o mundo".

Anote então no seu caderno e ponha a citação: 1 Jo 2,1-2.

O versículo 25 é bem claro, porque nele aparece a palavra promessa: “Eis a promessa que ele nos fez: A vida eterna”. Essa é a promessa de Deus, e não é pouca coisa: é a vida eterna. Anote e ponha a citação.

O segundo item que você anota são as ordens de Deus. Se são ordens, elas precisam ser cumpridas. Para isso, temos de conhecê-las.

Veja 1 João 2,15. Não há aí uma ordem? Anote então: "Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai". e pode continuar no versículo 16, que complementa: “Porque tudo o que há no mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas do mundo”.

Observe que em 1 João 2,28 há outra importantíssima ordem. Nem vou apresentá-la aqui. Encontrou? Então anote.

A terceira coisa que se anota no Diário Espiritual são os Princípios Eternos. A maneira mais fácil de compreender o que é um princípio eterno é aprender na prática. Veja 1 João 1,5. Temos aí um princípio eterno. Nada o mudará. Queiramos ou não, é assim porque é assim. "Deus é luz e nele não há treva alguma."

Continue com os versículos 6 e 7. Eles também trazem princípios eternos. São princípios que regem o Reino de Deus. Anote.

Veja 1 João 2,9. Não se trata de um princípio eterno? Vá em frente com os versículos 10 e 11. Percebeu? Então anote.

São, portanto três coisas: Promessas, Ordens e Princípios eternos.

Em seguida, você vai anotar coisas muito concretas e pessoais:

1 - Qual a mensagem de Deus para mim no dia de hoje? No texto que leu, você vai encontrar a mensagem que Deus tem para você no dia de hoje. É só prestar atenção. Em seguida, escreva.

2 - Como posso colocar isso em prática na minha vida? Como pôr em prática tudo o que você leu, tudo o que Deus lhe falou. Não tenha medo de dizer isso por escrito.

Esse é o ponto de chegada do Diário Espiritual. É cem por cento prático e concreto. Pegue a Bíblia, leia o trecho indicado e faça em seguida o seu diário.

Amanhã você vai pegar o capítulo 3 e fazer o diário. Depois de amanhã o 4 e, por fim o 5. Em quatro dias você faz toda a primeira Carta de São João.

Depois disso, você vai retomá-la novamente, parte por parte e vai fazer o diário. Acredite, não será simples repetição. Haverá novidades. Especialmente na mensagem de Deus e em como pôr em prática o que você leu.

Experimente e você vai ver.

Eu fiz de propósito. Assim como se joga a pessoa na piscina para que ela perca o medo, eu fiz questão de colocá-lo frente a frente com o Diário Espiritual para você se aventurar e aprender na prática. Siga em frente!

REGRAS DE OURO PARA SE LER A BÍBLIA:

Eis a principal regra de ouro: ler a Bíblia todos os dias. Sem exceção. Leia quando tiver vontade e quando não tiver também! É como remédio: com ou sem vontade, tomamos, porque é necessário. Com a Bíblia é a mesma coisa. E nos tempos em que vivemos, isso é premente.

Assim como você alimenta o corpo todos os dias, alimente diariamente o seu espírito com a Palavra de Deus. Assim como tomamos banho todos os dias e, quando não podemos fazê-lo de manhã, à noite o corpo pede um banho, assim também se passa com a leitura da Bíblia: se você não conseguir ler durante o dia, sem que você se aperceba, o seu espírito ficará pedindo um banho da Palavra de Deus. Não deixe de dar ao seu espírito o que você dá ao seu corpo!

Tem gente que não consegue dormir sem tomar banho; essas pessoas se viram e se reviram na cama sem dormir. Que eu e você sejamos assim: que não possamos dormir sem o banho da leitura da Palavra de Deus.

2. Tenha uma hora marcada para a Leitura

Para grande parte das pessoas, a melhor hora de ler é de manhã cedinho. Elas se levantam cedo para ler a Bíblia e fazer o seu trabalho com o Diário Espiritual, antes das outras ocupações e do começo do movimento em casa.

Trata-se de um costume maravilhoso. É certamente o que mais rende. Além disso, tem-se a vantagem de iniciar logo cedo, uma super-refeição e começamos o dia com força total.

Há, porém quem tenha dificuldades para fazer isso. São pessoas que, pela manhã, sentem-se pesadas, sonolentas. Parece que a cabeça não funciona. Elas não conseguem se concentrar. E não adianta fazer esforço, pois terminam por gastar tempo para alcançar pouco.

Nada há de estranho nisso. Existem muitas pessoas assim, talvez você seja uma delas. Essas pessoas em geral, rendem mesmo à noite. Apesar do cansaço do dia, à noite sua mente fica desperta, ativa... Se para você o período bom for o noturno, não hesite: trabalhe com a Bíblia à noite.

Fazer isso também tem vantagens: você prolonga a leitura até a hora que quiser e vai dormir com um bom conteúdo na mente. E o seu inconsciente com certeza, vai trabalhar com todo esse material.

Para muitas mães de família, o melhor momento é o meio da tarde, depois de terminar os trabalhos domésticos. Nessa hora, elas estão sossegadas, não havendo barulho nem movimento na casa, o que lhes permite trabalhar com a Bíblia.

O importante é descobrir o melhor período para você. E fazer dele a sua hora marcada, sendo-lhe fiel, sem exceções.

3. Marque a duração da Leitura

Esta é outra regra de ouro: marque a duração da leitura e seja-lhe fiel. Seja sério consigo mesmo. É preferível 10 minutos todos os dias a ser levado pelo entusiasmo de quem começa e não ir em frente.

Muitas pessoas que, de início, exigiram muito de si mesmas, a fim de fazer com seriedade e constância esse trabalho, agora se confessam satisfeitas com o fato de que, passado certo tempo, sentiram um envolvimento e uma motivação tamanhos que a disciplina deixou de ser uma exigência. Do mesmo modo, dado o rigor com o qual encararam esse tempo para a leitura, hoje, percebem que se tornou curto. Elas precisam de mais tempo, o trabalho ficou com gosto de "quero mais". Pena que nem sempre seja possível.

4. Escolha um bom lugar

Ter o cantinho da gente é muito bom. E não precisamos de nada especial; o que importa é contar com um lugar tranqüilo, silencioso, que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração. Faz bem, ir todos os dias para o nosso cantinho e nele fazer o nosso trabalho com a Bíblia.

Lembre-se, todavia, que o lugar é uma coisa secundária: ele é apenas um meio para trabalharmos melhor e com maior resultado. Importante mesmo é, em qualquer lugar, em qualquer circunstância, realizar com dedicação a nossa tarefa.

5. Leia com lápis ou caneta na mão

Não se trata de simplesmente ler; devemos fazer uma leitura ativa. Um meio simples, mas eficaz é ler com lápis ou caneta na mão. Sublinhe as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que lhe falaram e que o tocaram de modo especial. É até bom ter uma caneta de quatro cores e usar ora uma ora outra. Isso ajuda: ponha trechos em destaque, diferencie.

Utilize sinais que tenham sentido para você, faça anotações, não tenha medo de riscar a sua Bíblia. Ela é um instrumento de trabalho. Você vai ficar com a Bíblia bem marcada; vai ser fácil você se lembrar das passagens e encontrá-las quando procurar. Além disso, facilita a concentração na leitura, o entendimento da mensagem e a impressão do que é lido na mente e no coração.

6. Faça tudo em espírito de oração

Você não está apenas lendo a Bíblia, você está buscando um encontro com a Palavra de Deus. Está à procura de um contato íntimo com a Palavra Viva do Deus, que fala a você.

Trata-se de um diálogo: você escuta, você acolhe, você se toca, se sensibiliza, responde. É um encontro vivo entre pessoas vivas, um encontro de pessoas que se amam mutuamente. Muitos experimentaram essa relação. Experimente você também.

O principal interesse de Deus não é tanto fazer você escutar, mas falar com você. Ele deseja instruir você, quer conduzi-lo ao conhecimento da verdade. Por isso, esteja atento, fique alerta; mantenha-se numa atitude de expectativa. Deus tem algo de bem pessoal e concreto para lhe dizer!

Banner Google ADS

336 x 280

O valor de publicidade é revertido para manutenção do santuário.

Leia, pratique e grandes transformações acontecerão na sua vida
R$ 51,90
PEDIDO DE ORAÇÃO
CREIA, E SERÁS ATENDIDO

Banner Google ADS

300 x 200

O valor de publicidade é revertido para manutenção do santuário.

CRUCIFIXO VIRTUAL
TE LOUVAREI, E NÃO IMPORTAM AS CIRCUNSTÂNCIAS
CARTÃO VIRTUAL
ENVIE PARA QUEM VOCÊ AMA NOSSAS MENSAGENS EDIFICANTES
CARAVANAS
DIVULGUE SUA CARAVANA PARA O SANTUÁRIO EM NOSSO PORTAL